Institucional

 

A história da Rede de Hotéis Ritz do Brasil


A história da Rede de Hotéis Ritz do Brasil, inicia-se na chegada do imigrante português César Sampaio Coelho no início do século xx, que chegando a cidade do Rio de Janeiro iniciou suas atividades como quebrador de rochas numa pedreira daquela cidade, contudo não se adaptando a profissão foi encaminhado para a cidade mineira de Juiz de Fora, onde residia um primo, que o ajudou a adquirir um pequeno bar, cuja porta de entrada media a largura de 1,5m na zona boêmia da cidade.

Por não se sentir bem naquele ambiente hostil, em 1928, após juntar todas as suas economias adquiriu um outro pequeno bar, este, bem localizado na antiga Praça da Estação Ferroviária, que, após muito esforço, tornou-se também um restaurante que seguiu sua bela trajetória, incorporando no ano de 1930, os andares superiores, inaugurando-se finalmente o primeiro hotel do grupo chamado de "Hotel Avenida".

Dez anos após, exatamente em 1940, a cruel enchente levou todo o esforço de seu fundador, obrigando-o a dispor do imóvel, a família Matta, tradicionais fazendeiros da região. Mas a saga dos Coelho renasce nas veias do grande empresário latente que reuniu todos seus esforços e adquiriu na praça do teatro central, o falido restaurante Salvaterra da família Werner Max Breu. Já casado com a italiana Alzira Bruno Coelho, que muito trabalhou na construção do atual império, e com o pequenino filho César Bruno coelho, reergueram a casa, remodelando-a de sol a sol com as próprias mãos, transformando-a no ponto mais chique de todos os tempos da Manchester Mineira, onde até hoje os antigos cavalheiros relembram saudosos, suas memoráveis refeições após o cinema ou o "footing" naquele belo estabelecimento, misto de bar , restaurante, rotisserie , boulangerie e delikatesse.

Dez anos de muita garra e determinação se passaram com exaustivas jornadas diárias de trabalho de até 20 horas de toda a família, possibilitando aos Coelho a construção do "Imperial Hotel", o edifício Cezar & César, inaugurado em 1952 pelo então Vice - Presidente da República, o cearense Sr. João Café Filho, com seus confortáveis 52 quartos e suítes sendo ampliado em 1960 quando passou a dispor de 84 habitações.

A partir de então o crescimento acelera-se e já em 1967 após a construção do mais moderno prédio do interior mineiro, inaugura-se o "Ritz Hotel", completo, com 100 apartamentos, piscina, restaurante, bar e etc. O primeiro da grife Ritz, matriz gerador de toda a geração de Hotéis Ritz, com a presença de ilustres personalidades da época, dentre os quais destacamos o presidente Itamar Franco. Em 1975 o sucessor César Bruno Coelho junto com sua mãe Alzira e sua esposa Darcilia Gomes Bruno coelho, ampliam o estabelecimento concedendo-o mais 100 modernos e confortáveis apartamentos, incorporando em seu nome a marca "Plaza" colocando-o no pódio da hotelaria mineira.

Já com seus cinco filhos decide colocar cada um em seu próprio empreendimento, foi quando em 1986 adquiriu da construtora Gandelman um belo edifício no Leblon, Rio de Janeiro, enviando para lá seu segundo e terceiro filhos Márcio Coelho e Carlos Coelho, instalando o "Ritz Plaza Hotel Leblon", um belo flat, adquirido com os frutos do esforço da família Coelho que, desde cedo, ensina a seus filhos os benefícios profiláticos dos homens trabalhadores. Hoje comandado por seu terceiro filho Carlos Henrique Coelho, dinâmico empresário, preocupado com a atualização constante de seu empreendimento que se destaca por seu bom gosto e serviços prestados.

Como Vinícius, o primogênito, gerenciava com muita competência e dedicação o Ritz Plaza Hotel, César, em 1990 envia seu filho Márcio Coelho a cidade de Maceió em Alagoas, transferindo-lhe por pura generosidade, seu antigo sonho de estabelecer-se numa tranqüila e prospera cidade do nordeste brasileiro. Lá comprou um hotel e após reforma-lo, chamou-o Ritz Praia Hotel Maceió. Dois anos depois seguiu para o mesmo destino o caçula Marco Antônio Sampaio Coelho que também recebeu do pai um lindo hotel este nomeado Ritz Plazamar Hotel, ambos na belíssima praia de Ponta Verde.

Foi quando Márcio, sempre amparado pelos pais e irmãos, iniciou as obras do Ritz Lagoa da Anta, um magnífico hotel cinco estrelas na praia de Lagoa da Anta, com equipamentos de ultima geração, piscinas faraônicas, quadras de tênis, spa, etc. Com requintada gastronomia e apurada hospitalidade destacando-se por hospedar grandes homens como presidentes da república, ministros, governadores, artistas, esportistas famosos e personalidades do Jet Set Intencional, também em Maceió, inaugurado em 06 de janeiro de 2001. Em 2004 implantou-se no mesmo empreendimento o maior centro de convenções de Alagoas com espaço para eventos de até dois mil lugares.

Como Juiz de Fora não parava de crescer Marco Antônio retornou a cidade natal e iniciou sob o comando do pai a construção do mais novo, moderno e único hotel padrão cinco estrelas da Zona da Mata de Minas Gerais. "Constantino Hotel & Eventos", inaugurado dia 15 de Abril de 2005.

Assim sendo o comando do Ritz Praia e do Ritz Plazamar passaram às mãos de sua única e querida filha Lídia Cristina Gomes Coelho que, igualmente, administra com muita competência os hotéis a ela delegados, preocupando-se, especialmente em mantê-los atualizados e oferecendo os melhores serviços dentro de sua categoria.

O patriarca inaugurou em Dezembro de 2008 o mais novo empreendimento hoteleiro de Maceió , Ritz Coralli Hotel Boutique em Ponta Verde.

É assim, com muita garra, dedicação e competência que o grande César Bruno Coelho frutificou a herança dos pais, cumprindo seu magnânimo papel na sociedade, trazendo esperança e progresso, contribuindo para a edificação material e moral de muitas gerações beneficiadas com a oportunidade de crescimento profissional, tendo o privilégio de conviver e aprender a verdadeira razão da existência humana, certo de que seus herdeiros saberão dar continuidade a este trabalho colocando mais alguns tijolos para o crescimento do turismo nestes pais tão abençoado.